fbpx

Observatório do Turismo de Juquitiba é selecionado para projeto do Ministério do Meio Ambiente

A cidade de Juquitiba sediará, pela primeira vez, o Projeto Salas Verdes do Ministério do Meio Ambiente. Lançado no ano 2000 pelo Governo Federal, o programa busca criar espaços voltados a atividades de educação ambiental em todo o território brasileiro. O Observatório do Turismo de Juquitiba foi uma das mais de 200 instituições aprovadas para participar do projeto e, com isso, recebe oficialmente o título de Sala Verde.

A chamada “Sala Verde do Observatório” será coordenada por Rafael Maenza, técnico em meio ambiente e estudante de gestão ambiental na Universidade de São Paulo (USP). O projeto político-pedagógico aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente prevê o desenvolvimento de atividades de educação ambiental com jovens de escolas públicas, a partir de atividades imersivas na Mata Atlântica e debates sobre temas socioambientais relevantes na atualidade, sobretudo relacionados à sustentabilidade.

O título de Sala Verde, concedido ao Observatório do Turismo, abre caminho para a criação de parcerias entre a ONG e o poder público no desenvolvimento de programas de educação ambiental acessíveis à população. A conquista também consolida o Observatório como o primeiro centro de informação e formação ambiental de Juquitiba, devidamente reconhecido pelo Departamento de Educação Ambiental do Governo Federal (DEA/MMA).

De Brasília para Juquitiba: projeto Salas Verdes chega pela primeira vez à cidade. Imagem: Ana Volpe/Senado