fbpx

Festas juninas de Juquitiba mostram força do turismo comunitário

A temporada das festas juninas está chegando e Juquitiba começa a se mobilizar para mais um ano de comemorações. Os festejos terão início já nos dias 1 e 2 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, com a festa da Aldeia do Artesanato. A associação de artesãos, localizada na região central da cidade, receberá moradores e turistas com comidas típicas e música caipira.

A partir do fim de semana seguinte, os festejos passam para o Centro Social Urbano (CSU), onde acontecerá mais uma edição do Arraial do Povo, a tradicional festa junina que, há décadas, agita o centro da cidade com milhares de pessoas. As comemorações acontecerão nos dias 9, 10, 16, 17, 23 e 24, com apresentações culturais e as famosas barracas de comidas e gincanas de associações e escolas da cidade. Após o fim do mês de junho, a festa se estende ao distrito de Barnabés. Nos dias 6, 7, 8 e 9 de julho, a comunidade do bairro juquitibense realiza sua edição do arraial, encerrando as festividades juninas de 2018.

Festa junina leva milhares de pessoas ao CSU. Imagem: Divulgação/Prefeitura de Juquitiba

Um dos eventos mais antigos de Juquitiba, a festa junina é um exemplo do potencial do turismo comunitário na cidade. Esta modalidade de turismo, ainda pouco difundida, é baseada na valorização da cultura e economia local, a partir da inclusão das comunidades no desenvolvimento das atividades turísticas. “A festa junina de Juquitiba é um caso muito interessante do que podemos chamar de ‘turismo comunitário embrionário’. É um evento grande, bem sucedido, que depende diretamente da população local para sua realização. Cada associação, cada grupo que se envolve na organização leva um pouco de sua identidade para a festa, assim como tira benefícios dela para seu trabalho”, destaca Pedro Fernandes, diretor da Juquitiba Turismo e presidente do Observatório do Turismo de Juquitiba.

A festa junina da Aldeia do Artesanato tem início as 19h, enquanto o Arraial do Povo acontece a partir das 18h. Mais informações podem ser obtidas na Casa do Turismo de Juquitiba, pelo número (11) 4681-3226.